Home / Tire suas Dúvidas

Tire suas Dúvidas

1 - O que é uma Escola Bilíngue? | Assistir Vídeo
Uma Escola Bilíngue é uma escola na qual mais de uma língua de instrução é utilizada no currículo. Ela não se preocupa apenas com o ensino do idioma, mas sim com o ensino de conteúdos curriculares por meio de mais de uma língua de instrução. No nosso caso, o inglês e o português são duas línguas que constituem o mesmo currículo.
2 - Qual é a diferença de uma Escola Bilíngue e uma Escola Internacional? | Assistir Vídeo
Escola Bilíngue segue as leis do Ministério da Educação do Brasil e Escola Internacional segue as leis do outro país.
3 - Quais são os diferenciais de uma proposta de Educação Bilíngue? | Assistir Vídeo
É importante garantir que a criança consiga falar sobre os assuntos acadêmicos nos dois idiomas, sem que falte repertório, vocabulário e fluência para que ela possa discorrer sobre os assuntos acadêmicos nas duas línguas.
4 - Meu filho vai ser alfabetizado em inglês ou em português? | Assistir Vídeo
A alfabetização acontece em português, mas sempre com o contato visual da criança com palavras em inglês que passam a fazer parte do seu entorno.
5 - As crianças não ficam confusas vivenciando duas línguas ao mesmo tempo? | Assistir Vídeo
As crianças podem vivenciar mais do que duas línguas e não há prejuízo nenhum de aprendizagem uma vez que na infância isso é muito mais espontâneo e natural. Não há estudos no mundo que mostram confusão, pelo contrário, temos estudos que comprovam que as crianças possuem mais hipóteses quando são bilíngues.
6 - As crianças podem ter dificuldades em outras disciplinas se forem educadas nessa proposta de ensino? | Assistir Vídeo
Longe disso, os estudos em Neurociência desenvolvidos por universidades nos EUA e no Canadá, vêm demonstrando que as crianças em Educação Bilíngue possuem um raciocínio metalinguístico muito mais rápido do que as crianças monolíngues. Esse processo repercute de forma bastante positiva nas outras áreas do conhecimento.
7- Em casa ninguém fala outro idioma. Se optarmos em colocar nosso filho em uma Escola Bilíngue, isso impedirá o seu desenvolvimento? | Assistir Vídeo
Não é necessário que uma família fale inglês para que seus filhos estudem em uma Escola Bilíngue. A atmosfera de aprendizagem que é proporcionada na escola precisa ser suficiente para dar conta desse progresso.
8 - A Carga Horária é diferente de uma escola comum? | Assistir Vídeo
Uma Escola Bilíngue precisa de uma carga horária diferente para que se atinja os melhores resultados de aprendizagem. É preciso que os currículos se aproximem de 50% do tempo em cada língua.
9 - O que devo analisar em uma Escola Bilíngue antes de matricular meu filho? | Assistir Vídeo
É importante saber se a escola é de fato Bilíngue ou se é apenas uma escola com Programa Bilíngue. Em uma Escola Bilíngue o currículo e os materiais didáticos utilizados serão de diferentes áreas do conhecimento conduzidos tanto em português quanto em inglês.
10 - Qual a vantagem de uma Formação Bilíngue? | Assistir Vídeo
As descobertas nas duas línguas (Português/Inglês) com mais naturalidade do que uma criança monolíngue, fazendo com que transitem com mais rapidez de uma língua para outra e propiciando também o desenvolvimento do foco de atenção mais ajustado e assertivo.
11 - Como funciona a alfabetização dentro de uma proposta de Educação Bilíngue? | Assistir Vídeo
Na medida em que a criança vai descobrindo essa relação com o mundo da escrita, ela vai arriscar ler e escrever em outras línguas com as quais ela tiver contato.
12 - Como funciona o processo de aquisição de um novo idioma? | Assistir Vídeo
Dentro da Educação Bilíngue, esse processo é o mais natural e espontâneo, embora bastante estruturado. A estruturação se dá pela junção do currículo acadêmico com a língua. Então, o pensamento que é proporcionado por uma criança no dia a dia é muito mais detalhado com o professor para que haja progresso linguístico e acadêmico.
13 - Existe uma idade certa para começar a estudar uma segunda língua? | Assistir Vídeo
O quanto antes a criança for exposta ao contato com mais de um idioma, mais cedo ela se tornará fluente e proficiente.
14 - Em quanto tempo as crianças conseguem dominar um segundo idioma? | Assistir Vídeo
A fluência vem em pouco tempo, mas dentro daquilo que faz parte do mundo acadêmico da criança. No primeiro ano de Educação Bilíngue, a criança será capaz de compreender tudo aquilo que está no seu entorno.